Publicado por: jromarq | 18/04/2010

Conversa com o amigo aposentado

É preciso exercer com sabedora e de maneira consciente o sagrado, o democrático direito ao voto para evitar transtornos e aborrecimentos 

Recentemente acolhi com muita satisfação o comentário enviado pelo companheiro aposentado Alceu, que manifestou suas apreensões quanto à situação de pensionistas e aposentados em relação à complexa conjuntura de nosso sistema previdenciário. Chamou-me a atenção o fato do internauta, democraticamente, imaginar que o senhor J Serra trará soluções efetivas às questões agudas da Previdência. Considero de extrema relevância que estejamos atentos aos pontos levantados pelo nosso amigo Alceu. Embora considere sua argumentação improcedente – sobretudo no que diz respeito às “pesquisas” do DataFolha –, por outro lado as preocupações relativas às agruras de nossos companheiros aposentados são pertinentes, e merecem nossa devida apreciação. Vamos, então, ao breve debate. 

Mensagem do internauta Alceu: “O resultado da pesquisa em favor do Serra tem um fundamento; este fundamento tem um nome chamado aposentados. Isto tem pesado muito na balança. Cada aposentado tem filho; tem nora, genro, parentes e segue por diante. Eu tenho viajado por vários lugares deste país, levando uma mensagem de conscientização aos aposentados. Estou muito feliz por que estou vendo os resultados. Não é isto que vai fazer eu diminuir meu ritmo. Com Serra o Brasil pode mais”. 

Resposta do blogCaro Alceu. Antes de qualquer coisa, agradeço o seu interesse e disposição em participar desse espaço democrático absolutamente aberto ao debate. Quanto à “pesquisa” do DataFolha, tanto ela é fraudulenta que o grupo Folha, como sempre faz nessas ocasiões (por sinal, de modo bastante pusilânime), incumbiu um de seus testas-de-ferro mor, o “jornalista” Fernando Rodrigues, de divulgar o levantamento abjeto. Em relação aos aposentados, faço as seguintes perguntas: “Nos idos do tucanato, durante o desgoverno de Dom FHC acaso a situação dos aposentados era melhor?”; “Que modelo de gestão o senhor acha que o Serra irá seguir?”. Caro Alceu. As distorções no sistema previdenciário são decorrentes de um processo histórico de gestão equivocada e descaso. Contudo, mesmo assim, a política de valorização do salário mínimo adotada pelo governo Lula melhorou substancialmente as condições de vida daquela enorme parcela dos aposentados que recebem pequenos proventos. Bem diferente do governo de FHC (portanto, o governo de J Serra) que ficou oito anos no poder, cometendo o descalabro de majorar o salário mínimo em apenas R$ 80,00 reais. Além disso, existem propostas no congresso de reforma da Previdência encaminhada pelo governo – após anos de discussão com lideranças representativas da sociedade reunidas em comissões (inclusive, amigo Alceu, líderes dos aposentados) – que não lograram graças, sobretudo, às obstruções antidemocráticas do DEM e do PSDB. Alceu, lamento dizer que sua opção é, indiscutivelmente, a pior entre as disponíveis no cenário eleitoral para defender os direitos e interesses – LEGÍTIMOS! – de nossos honrados e valorosos aposentados. Concluindo, apenas acrescento um dado para reflexão: “O Serra pretende – isso é público e notório – concluir o processo inconstitucional de privatizações imposto à Nação por FHC (Petrobras, Caixa Econômica Federal). Sendo assim, o senhor realmente acredita que J Serra adotaria algum tipo de política no setor previdenciário que resultasse num aumento de poder de gestão do Estado na economia?”. Quando tiver um tempo, leia as Diretrizes de Programa da companheira Dilma Rousseff. Pense bem, e exerça de maneira consciente seu sagrado e democrático direito ao voto. Um abraço e fique com Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: