Publicado por: jromarq | 01/07/2010

Dilma aumenta dianteira

Ampla vantagem em
pesquisa estimulada e espontânea
 

A mais recente pesquisa Vox Populi/BAND, divulgada terça-feira (28/06), apontou a candidata Dilma Rousseff (PT) cinco pontos à frente do tucano J Serra (PSDB). Dilma obteve 40% das intenções de voto, contra 35% de Serra. A candidata do PV, Marina Silva, manteve-se na terceira posição com 8% das intenções de voto. O levantamento também demonstrou que Dilma tem a preferência dos eleitores na pesquisa espontânea – ou seja, aquela em que os candidatos não são apresentados em questionário; o eleitor é quem indica o candidato preferido. Desse modo, Dilma seria eleita com 26% dos votos (Serra teve 20% de aprovação e a candidata do PV teria 4%). A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de junho, com três mil eleitores e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 24/06/10 sob o número 16.944/10.

Presidente Lula aprovado 

A maioria dos eleitores aprova o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a amostragem, 78% dos entrevistados aprovam o governo Lula. Na mesma pesquisa, 18% classificaram o atual governo como regular e apenas 4% avaliaram negativamente. Lula foi, ainda, lembrado na pesquisa espontânea. Seis por cento dos eleitores disseram que votariam no atual presidente nas eleições deste ano para presidência da República.

J Serra rejeitado 

A pesquisa apontou, também, que o tucano José Serra (PSDB) tem um elevado índice de rejeição. No levantamento, 24% dos entrevistados disseram que não votariam, em nenhuma hipótese, em Serra. Dezenove por cento dos entrevistados afirmaram que não votariam na candidata do PV, Marina Silva. Dilma foi mencionada por apenas 18% dos partícipes da mesma pesquisa. 

Maior tempo na TV 

Dilma Roussef terá a maior parte do horário eleitoral gratuito que começa no dia 17 de agosto. A campanha de Dilma vai dispor de 40% de todo o tempo destinado à TV entre os concorrentes ao Planalto. Isso se deve à coligação “Para o Brasil continuar mudando” (PT, PMDB, PDT, PSB, PCdoB e PR). Ao todo, em suas propagandas, Dilma terá 9 minutos e 58 segundos, contra 7 minutos e 23 segundos de J Serra e 1 minuto e 10 segundos de Marina Silva. Trata-se de uma conjuntura político-eleitoral inédita; de extrema relevância ao Partido dos Trabalhadores. 

Reflexão 

É possível observar, contudo, uma perturbadora inconsistência entre os dados apresentados pelo instituto Vox Populi na pesquisa do dia 15/05 e a referência feita à mesma amostragem na atual pesquisa, indicando a progressão dos três principais concorrentes. Observem as imagens abaixo; comparem e reflitam: 

Pesquisa divulgada no dia 28/06. Notem os números de maio

Pesquisa divulgada no dia 15/05. Comparem, agora,
com os dados de maio divulgados na imagem acima

Certamente é menos inquietante acreditar que se trata apenas de uma falha técnica cometida pela equipe de produção da área de jornalismo da TV Bandeirantes. Caso contrário, todos passaremos a ter o direito de supor que o, até aqui, respeitável Vox Populi decidiu, digamos, “DataFolhar”, ou “Ibopar”. Afinal, existe uma grande diferença entre curvas estatísticas estacionárias e progressivas. Em outras palavras, se levarmos em consideração o levantamento apresentado pelo instituto no dia 15/05, Serra e Marina não subiram um ponto percentual, permaneceram (por mais de um mês!) estagnados. É muito diferente. Assim, é oportuno evitar o excesso de entusiasmo, a inocuidade e, principalmente, o comodismo. A campanha encontra-se apenas em seu estágio incipiente. A farsa tucano-demonista do suposto dossiê é somente um entre os inumeráveis factóides que, sem a menor sombra de dúvida, serão produzidos pela mídia golpista até o dia três de outubro. “Não podemos nos dar ao luxo de cometer erros estratégicos”. Portanto, não sejamos insipientes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: