Publicado por: jromarq | 05/08/2010

Dilma consolida dianteira

Dilma surge com dez pontos à frente de Serra
em pesquisa divulgada pelo instituto Sensus. A diferença é semelhante, tanto na sondagem espontânea como na estimulada.

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada no dia cinco de agosto, apresentou Dilma Rousseff com dez pontos à frente do candidato tucano José Serra na corrida pela Presidência da República. Na pesquisa espontânea, Dilma surge com 30,4% e Serra com 20,2% das intenções de voto. A candidata do PV, Marina Silva, aparece na terceira colocação com 5% das intenções. Entre os dois mil entrevistados, 3,8% responderam que votarão em branco ou nulo e 27,9% disseram que ainda não sabem em quem irão votar ou não responderam. Foram entrevistados 2000 eleitores em 136 municípios de cinco regiões do País, entre 31 de julho e 2 de agosto em 24 estados da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Na pesquisa estimulada, Dilma consolida vantagem. A candidata alcançou um percentual de 41,6% contra 31,6% do tucano. Marina Silva ficou com 8,5% das intenções de voto. Na amostragem anterior, referente ao mês de maio, Dilma e Serra encontravam-se em situação de empate técnico. Na ocasião, Dilma recebera 35,7% das intenções de voto contra 33,2% de Serra. No mesmo período, a candidata Marina Silva surgia também em terceiro lugar com 7,3% dos votos.

Dilma venceria Serra no segundo
turno com 48,3% das intenções

Na simulação de segundo turno, Dilma seria eleita com 48,3% dos votos contra 36,6% de Serra. Em outro cenário contra Marina Silva, Dilma venceria com 55,7%, contra 23,3%.  Um dado relevante consiste no fato de 47,1% dos entrevistados terem declarado acreditar que Dilma será eleita em outubro. O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, explicou que a expectativa de vitória constitui um importante elemento na tomada final de decisão por parte dos eleitores.

Para 30,3% dos entrevistados, o candidato tucano é quem vai vencer, enquanto apenas 2,2% acreditam que Marina Silva sairá vencedora. A sondagem mostra ainda os presidenciáveis José Maria (PSTU) com 1,9%, e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) com 1,7% das intenções de voto. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 21.411/10 em 29 de julho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: