Publicado por: jromarq | 29/08/2010

Forte cenário de vitória

Dilma cresce na preferência entre as mulheres; substancial dianteira em SP e larga vantagem
(o dobro de Serra) em MG.

Dilma surge na frente na corrida pela presidência da república, de acordo com pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada sábado (28/08). Dilma tem, agora, 51% das intenções, contra 27% do tucano J Serra (PSDB). Em terceiro lugar aparece Marina Silva (PV), com 7%. Na  amostragem anterior, realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, Dilma tinha 43%, Serra, 32%, e Marina, 8%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, indicando que Dilma pode ter entre 49% e 53% e Serra, entre 25% e 29%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo somaram 5% e os que se disseram indecisos, 9%.

Em relação aos demais candidatos, Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU), nenhum alcançou 1% das intenções de voto. O candidato Rui Costa Pimenta (PCO) não foi citado por nenhum dos entrevistados.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 171 municípios de terça-feira (24) a quinta-feira (26). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 26139/2010.

Votos válidos

É importante ressaltar que, considerando-se apenas os votos válidos (ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos), Dilma tem, hoje, 59% das intenções de voto, Serra 32%, e Marina 8%. Os demais candidatos sequer atingiram 1%. O candidato do PCO, Rui Costa Pimenta, não foi citado pelos entrevistados. Trata-se de um cenário altamente favorável à candidata do PT, denotando-se um quadro de vitória expressiva em primeiro turno.

Segundo turno

Por outro lado, num eventual segundo turno (possibilidade cada vez mais remota) entre Dilma e Serra, o Ibope aponta que Dilma teria 56% e Serra, 32%. Brancos e nulos seriam 6%, e indecisos 7%. No levantamento anterior, os percentuais de Dilma e Serra equivaliam a 48% e 37% respectivamente.

Avaliação do governo Lula

A pesquisa também demonstrou como os eleitores avaliam o governo Lula neste momento. Para 78%, o governo é ótimo ou bom; para 17%, regular; para 4%, ruim ou péssimo.

Substancial dianteira em SP; larga vantagem em MG

Assim como nos levantamentos de outros institutos, a pesquisa revela que Dilma já superou Serra no estado de São Paulo (42% a 35%) e atingiu o dobro das intenções de voto em Minas Gerais (51% a 25%). Vale lembrar que estes são os estados com maior número de eleitores. Se para alguns o desempenho de Dilma Rousseff em redutos tucanos surpreende, a liderança no Rio de Janeiro chega a impressionar: 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%). Dado extremamente relevante: em todas as cinco regiões do país, Dilma surge na liderança. O destaque é o Nordeste com mais do que o triplo de votos do tucano (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%. O cenário no Sul é o mais apertado, porém bastante significativo: 40% a 35%. “Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove”, afirma o Estadão.

Dilma cresce na preferência entre as mulheres

Segundo o jornal, “com boa parte de sua propaganda direcionada à conquista do eleitorado feminino – dando destaque à possibilidade de uma mulher assumir, pela primeira vez, a presidência –, Dilma cresceu mais entre as mulheres (nove pontos) que entre os homens (cinco pontos)”. O percentual de rejeição à candidata do PT diminuiu dois pontos, chegando aos 17%. Quanto ao candidato tucano, 27% afirmam que não votariam nele sob hipótese alguma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: