Publicado por: jromarq | 30/08/2010

Mercadante avança nas pesquisas

Eleição, em São Paulo, poderá ser
decidida em favor de Aloizio Mercadante
com apoio incondicional de Lula em
provável segundo turno.

Trajetória de Alckmin reverte-se de modo inquietante (para os tucanos, claro) nas pesquisas de intenção de voto. É o que revelam levantamentos dos principais institutos. Já a curva de Mercadante projeta-se em sentido oposto, ou seja, recuperação substancial e animadora. Vejam no vídeo abaixo, por exemplo, os números da mais recente pesquisa da trinca Ibope/Estadão/Globo.

O processo de recuperação de Mercadante eclodiu simultaneamente com o início da propaganda eleitoral gratuita. Ao que tudo indica, a associação da imagem do candidato do PT ao governo de São Paulo à do presidente Lula está surtindo o mesmo efeito verificado em relação à Dilma Rousseff. Poderíamos, ironicamente, observar que aderir a imagem de G Alckmin à de J Serra está custando para o candidato tucano ao governo paulista pontos preciosos em todas as amostragens. Imaginem o que aconteceria, então, se eles trouxessem FHC ao debate eleitoral? Seria o golpe de misericórdia. Desse modo, fica, aqui, a sugestão aos tucanos: “Peçam ajuda a D. Fernando!”. Por favor, façam isso.

Por outro lado, caso a evolução do quadro estatístico atual mantenha a mesma tendência favorável ao candidato do PT, passa a existir uma probabilidade bastante plausível de ocorrência de segundo turno com disputa entre Mercadante e Alckmin. Confirmada tal estimativa, o apoio incondicional de Lula em palanques e na propaganda eleitoral será decisivo. De fato, assistiremos a uma outra eleição, com outras variáveis, outras conotações. Ocorrerá o confronto direto de idéias e projetos. Será inevitável trazer ao debate político regional questões de âmbito federal. Desse modo, comparar o governo Lula com o governo (ou desgoverno, se preferirem) dos tucanos também será absolutamente inevitável. É exatamente nesse segmento argumentativo (com a exposição cabal das diferenças entre o estilo tucano e o estilo Lula de governar) que a eleição, em São Paulo, poderá ser decidida em favor de Aloizio Mercadante. Para o bem e um futuro melhor de São Paulo, pelo menos é o que espero.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: