Publicado por: jromarq | 09/10/2011

A fé é uma aposta…

“Se você aposta que Deus não existe e, de fato, não existe, então você não perde nada; se você aposta que Deus existe e, de fato, existe, então você tem tudo a ganhar” :: Blaise Pascal

Qual á a atualidade da “aposta pascaliana” para os dias atuais? Culturamente a questão não é mais posta em termos de “se Deus existe ou não” mas em termos: Que futuro tem o planeta Terra e a vida se tomarmos a sério os alarmes dados recentemente por cientistas renomados? Ha galáxias que engolem outras galáxias. Que sentido tem o universo que pela lei da entropia, irrefragavelmente, caminha para a morte térmica? Tem sentido a vida humana depois da experiência dos campos de extermínio nazista e da tsunami do sudoeste da Asia? Tem sentido o destino das grandes maiorias submetidas à fome, a todo tipo de exploração, com crianças estupradas e mulheres submetidas à escravidão sexual?

Somos desafiados também a apostar: apostamos que apesar de todas as contradições, trabalha um sentido secreto no universo. Ele um dia vai se manifestar e será a suprema felicidade da criação e assim ganhamos tudo. A luz tem mais direito que as trevas. Ou então tudo não passa de absurdo e a felicidade é ilusória e acabaremos todos no pó cósmico e assim não perdemos nada quando deixamos de acreditar.

Vale então apostar, numa atitude de confiança e de entrega radical de que o mundo é salvável e o ser humano resgatável a ponto de descobrir a irmandade universal até com as formigas do caminho. Apostando nisso, teremos tudo a ganhar aqui e na eternidade.

Anúncios

Responses

  1. A utopia nunca deve ser deixada de lado. Ela nos move à frente e, cada vez que damos um passo, a utopia dá três, precisamos sempre tentar alcançá-la, mesmo sabendo ser uma missão impossível. Essa alienação ainda é boa, ainda é uma forma de mover os grupos sociais.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: